Descrição
De 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, celebraremos na Igreja Católica, por decisão do Sumo Pontífice Bento XVI, um Ano da Fé. Disse o Papa que será um tempo de graça e de compromisso para uma conversão a Deus cada vez mais completa, a fim de fortalecermos a nossa fé nEle e O anunciarmos com alegria ao homem do nosso tempo.
Não há melhor maneira de preparar-nos para esse ano do que contemplar Maria, modelo de fé para todos os cristãos. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! (Lc 1, 45), diz Santa Isabel à Virgem na Visitação. A partir dessas palavras, o Autor tece toda a sua reflexão sobre a centralidade da fé ao longo do itinerário terreno de Maria, desde a Anunciação até a Crucifixão e o Pentecostes. É nessa mesma linha que se situam as palavras do Papa João Paulo II na Encíclica Redemptoris Mater, da qual incluímos aqui alguns trechos.
A vida de Maria foi uma vida de fé, de uma fé ardente, inteiramente dedicada a cumprir os desígnios de Deus: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38). Por sua fé, Maria tornou-se Mãe de Deus e Mãe da Igreja, colaborando especialissimamente com o seu Filho para a redenção dos homens. Esforçando-nos por seguir as suas pegadas, saberemos ser cristãos de verdade, generosos e fecundos.
+ descrição completa